AS 10 LIÇÕES MAIS IMPORTANTES

Acredito que essas sejam as 10 lições mais importantes para tornar nossa vida mais feliz.

Se cumprirmos esses passos com rigor, tudo se torna mais simples, tudo começa a fluir.

 

LIÇÃO 1: AME SUA FAMÍLIA

Sem dúvida alguma a família é nosso grande apoio nos momentos mais difíceis da vida. É ela quem vai nos proteger, nos confortar, nos perdoar e nos ajudar a levantar.

Portanto, valorize sua família e mantenha com ela uma relação saudável e cheia de amor.

Nossos pais nos apoiam em momentos que jamais poderíamos imaginar e sempre nos dão mais uma chance, mas não devemos abusar dessa garantia e magoá-los.

Não podemos deixar de aproveitar os pequenos momentos com a família e compartilhar nossas alegrias. Essa experiência é fundamental e não deve ser deixada de lado.

Eu tenho o prazer de ter uma irmã que é também minha melhor amiga e grande companheira. Acho que toda mulher deveria ter uma irmã. No final das contas nós estamos sempre lá, juntas, rindo, chorando, nos abraçando e dividindo confidências.

Pode até acontecer, mas é pouco provável que sua irmã te trairá como acontece entre amigas.

Quero dizer que não troco minha irmã por amiga nenhuma desse mundo. Isso não quer dizer que minhas amigas não tenham valor, pois eu tenho amigas que amo muito, mas irmã é família, o laço é diferente, a ternura é diferente, a confiança é diferente e o amor é diferente.

Nossa família é única, é especial, e pode ser de vários tipos. Não precisa ser grande, pode ser só um pai e um filho, uma mãe e um filho, dois irmãos, etc. O que importa é o valor que damos a ela e como cuidamos dela, pois não queremos e não devemos envelhecer sozinhos.

 

LIÇÃO 2: ACREDITE EM DEUS E AGRADEÇA POR TUDO QUE TEM

Nossa fé é nossa grande aliada nesse longo caminho da vida, e Deus certamente está sempre ao nosso lado. Nunca podemos nos esquecer disso.

Nós pedimos muito a Deus e ás vezes esquecemos de agradecer pelo que temos.

Devemos agradecer todos os dias pela vida que temos, pela nossa saúde e por termos forças para trabalhar. Se tivermos isso, conseguiremos todo o resto.

Nunca ache que seu problema é o pior e que não vai conseguir seguir em frente.

Todos os dias assistimos a coisas horríveis que acontecem em todo o mundo e nem damos muita importância porque já nos acostumamos a ver notícias ruins. E ainda reclamamos da nossa vida e não agradecemos pelo que temos.

Mas podemos mudar esse comportamento, pois nunca é tarde para buscar nossa fé.

 

LIÇÃO 3: SE PREOCUPE COM O PRÓXIMO E SEJA EDUCADO

Normalmente não percebemos que podemos fazer muito pelo outro com pequenos gestos.

Talvez pela correria do dia a dia, pelo cansaço normal ou até mesmo por falta de atenção. Mas devemos sempre pensar no próximo, ajudar quando está ao nosso alcance, pedir licença, dar passagem, agradecer, tratar o trabalhador mais simples com o respeito que ele merece.

E isso é tão simples, não nos custa nada. Devemos nos colocar no lugar do outro e tentar perceber o que pode incomodá-lo, o que pode magoá-lo.

Um dia estaremos do outro lado e precisaremos que alguém faça isso por nós.

Os jovens de hoje estão se afastando dessa lição e isso é muito triste, porque as pessoas vão ficando mais cruéis e o mundo mais violento.

Se preocupar com o próximo é ser educado e cordial e devemos ensinar isso às nossas crianças. Devemos ser solidários.

 

LIÇÃO 4: TENHA SEMPRE UM OBJETIVO

Nunca conseguiremos alcançar algo se não tivermos um objetivo. E mais, estipule um tempo para esse objetivo.

Assim, você pensará nele todos os dias e irá procurar formas eficientes para realizar o que quer. É importante criar técnicas para que alcance logo seu objetivo.

Ter sempre um objetivo é um estímulo para sua vida e o ajuda a progredir. E tenha fé de que conseguirá!

 

LIÇÃO 5: NÃO ACUMULE SENTIMENTOS RUINS

Não devemos ser estourados e xingar todo mundo, mas também não podemos nos calar para tudo e acumular sentimentos ruins.

É difícil manter um equilíbrio para isso, porém podemos tentar. Devemos ser coerentes.

O que não podemos é ficar acumulando rancor e de repente despejar no mundo toda nossa fúria. Isso não faz bem, machuca, adoece.

Manter um diálogo franco com as pessoas é sempre o mais adequado, pois evitará futuros aborrecimentos.

 

LIÇÃO 6: APRENDA COM O FRACASSO

É comum pensarmos que fracassamos ao longo de nossas vidas e realmente nos arrependemos de muitas coisas.

O fato é que tanto o fracasso quanto o arrependimento contribuem para o nosso crescimento e produzem alertas futuros que são muito importantes.

O grande problema é aceita-los como parte de nossa história e perdoar. Mas não me refiro ao perdão das pessoas que convivem conosco, e sim do “auto perdão”, o mais difícil de todos.

Infelizmente, no meu caso, só consegui isso depois de muito tempo e depois de muito sofrimento, e acreditem, só o nosso próprio perdão pode nos salvar das nossas próprias angústias.

Esse ciclo acaba envolvendo diversos aspectos de nossa vida, nossa família, nossos amigos, nossos relacionamentos afetivos e profissionais, pois tudo está relacionado com o modo como agimos e como nos enxergamos.

O nosso amor próprio e a nossa fé move montanhas e isso não é aquele discurso antigo não, é a pura verdade!

Alguns precisam de um empurrãozinho para perceber isso, como foi o meu caso e o qual relatarei aqui, mas todos nós possuímos essa capacidade, basta querer.

 

LIÇÃO 7: APRENDA A CEDER

Cada vez mais as pessoas se envolvem menos umas com as outras, cada vez se casam menos, cada vez confiam menos, cada vez se respeitam menos.

Tudo isso porque não somos ensinados a ceder, a relevar, a ter paciência e entender o problema do outro.

Queremos sempre impor nossas opiniões e esquecemos de escutar, de ajudar. Ceder é ajudar o outro e a si próprio. Isso não quer dizer que devemos abaixar a cabeça para tudo e aceitar qualquer situação, mas sim que podemos ser compreensivos em certos momentos e ceder.

Isso ajudará muito nos nossos longos relacionamentos, principalmente com nossos pais, pois a medida que vão envelhecendo, vão fazendo coisas que nos incomodam, que nos irritam.

O que não podemos é brigar o tempo todo. Em alguns casos isso não adianta e só desgasta a relação.

Portanto, releve, deixe pra lá de vez em quando e preserve suas relações.

 

LIÇÃO 8: MANTENHA CONTATO COM A NATUREZA

Não sei se é porque sou pisciana, mas preciso colocar os pés na areia de vez em quando e sentir o cheiro do mar.

O contato com a natureza é fundamental, faz bem ao corpo e a alma.

Existem pessoas que tem a sorte e o prazer de morar e trabalhar perto da natureza, mas para nós que vivemos em São Paulo isso faz muita falta. Então ás vezes precisamos ir até esses lugares para recarregar nossas energias e sentir de perto tudo que a natureza pode nos oferecer. Vale a pena!

 

LIÇÃO 9: TIRE UM TEMPO PARA RELAXAR

Não importa o que você faça, tire um tempo para relaxar, para você mesmo.

Nenhum trabalho mantém sua qualidade se seu produtor estiver exausto, estressado, com o peso de um piano nas costas.

Viaje, passe um tempo no parque, brinque com os filhos, assista a um bom filme, saia com os amigos, enfim, qualquer coisa que lhe proporcione momentos de descanso e prazer.

Quando voltar ao trabalho, verá que sua motivação é outra, que sua produção aumentou e que a qualidade estará muito melhor.

 

LIÇÃO 10: NUNCA FECHE AS PORTAS

O mundo dá voltas, então nunca saia de um lugar brigado com alguém. Pode ser que o trabalho que você deixou hoje seja sua salvação amanhã.

Então, controle aquela vontade louca de xingar seu chefe quando pedir demissão achando que nunca mais vai precisar daquele emprego porcaria. Nunca sabemos o que pode acontecer no dia seguinte!