"O planeta não precisa de mais "pessoas de sucesso". O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todo tipo. Precisa de pessoas que vivam bem nos seus lugares. Precisa de pessoas com coragem moral dispostas a aderir à luta para tornar o mundo habitável e humano, e essas qualidades têm pouco a ver com o sucesso tal como a nossa cultura o tem definido."

 

"Ao aprender a amar, o homem derramará lágrimas não de tristeza, mas de alegria. Chorará não pelas guerras nem pelas injustiças, mas porque compreendeu que procurou a felicidade em todo o universo e não a encontrou. Perceberá que Deus a escondeu no único lugar em que ele não pensou em procurá-la: dentro de si mesmo."  (Augusto Cury)

 

"A humanidade transformou-se em uma grande família, tanto que não podemos garantir a nossa própria prosperidade se não garantirmos a prosperidade de todos. Se você quer ser feliz, precisa resignar-se a ver os outros também felizes." (Bertrand Russell)

 

"Conheças todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (Jung)

 

"Na vida do homem, o amor é uma coisa a parte, na da mulher, é toda a vida." (provérbio chinês)

 

"Há uns que nos falam e não ouvimos; há uns que nos tocam e não sentimos; há aqueles que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas... há aqueles que simplesmente vivem e nos marcam por toda vida." (Hannah Arendt)

 

"Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda." (provérbio chinês)

 

"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir." (René Descartes)

 

"São seus hábitos mentais cotidianos, mais do que suas inspirações momentâneas ou ideias brilhantes que controlam sua vida."

 

"O ser humano necessita de uma estrutura de valores, uma filosofia de vida...por que possa pautar sua vida e compreensão, aproximadamente no mesmo sentido que precisa de sol, cálcio ou amor." (Maslow)

 

"A dor é uma ferida que precisa de atenção para ser curada. Atravessá-la e superá-la significa encarar nossos sentimentos honesta e abertamente, expressando-se e liberando-os por completo, tolerando-os e aceitando-os por quanto tempo for preciso, até que a ferida se cure. Temos medo de que a dor nos derrube se tomarmos conhecimento dela. A verdade é que a dor quando nos permitimos experienciá-la, se dissolve, passa. A dor não expressa é dor que dura indefinidamente." (Judy Tatelbaum)

 

"Confie na mensagem do mestre, não na personalidade dele

Confie no significado, não apenas nas palavras

Confie no significado real, não no provisório

Confie na sua própria mente de sabedoria, não na sua mente comum, que faz julgamentos"

(As Quatro Confianças de Buda)

 

"Um bom coração e uma boa cabeça são sempre uma linda combinação" (Nelson Mandela)

 

"Não há como transmitir valores fundamentais pelas vias do entendimento, pois aquele que, a partir de uma comparação entre um boa-vida e uma personalidade moralmente refinada, não se vê intimamente convencido, por uma evidência imediata, do valor objetivamente mais alto da última, tampouco poderá ser convencido por provas de natureza intelectual." (Vaihinger)

 

Compaixão
"a excelência da misericórdia nunca é maculada,
como a delicada chuva vinda do céu
sobre a aldeia abaixo: duplamente abençoada,
abençoa aquele que dá e aquele que a recebe."

(Pórcia em O Mercador de Veneza)